Foto: Rafael Menezes
A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime, concedeu entrevista a Rádio CDN (93.5 FM) na manhã desta quinta-feira (25) para atualizar sobre os atendimentos realizados pela instituição após a morte de dois professores durante um assalto a um hotel na cidade de Mato Castelhano, Região Norte do Estado. Conforme a vice-reitora, os estudantes e o outro professor que estavam em atividade da disciplina e presenciaram o assalto devem retornar a Santa Maria na tarde desta quinta.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Martha recebeu a informação no começo da manhã, e em contato com a direção das Ciências Rurais da UFSM, encaminhou o atendimento de um advogado para Passo Fundo, município próximo:
– Providenciamos a ida do advogado para dar o suporte necessário. Alguns alunos que presenciaram, são momentos muito difíceis. Então, procuramos dar esse apoio. Durante a manhã, estivemos com a comunidade de docentes e técnicos e alguns estudantes, que souberam da notícia e que estavam abalados. Nossa equipe de psicólogos já se colocou à disposição deles. Quando os estudantes e o professor que também estava presente chegarem à instituição à tarde, também receberão atendimento.
A UFSM já tomou providências quanto ao translado dos corpos dos professores mortos durante o assalto. Quanto aos atos fúnebres, será organizado pelos familiares:
– É muito triste o que vivenciamos. São servidores públicos a serviço da sociedade e que estavam levando o melhor para os seus estudantes. São atividades práticas realizadas pela universidade, viagens de campo em busca de conhecimento. Lamentável essa situação. Eram professores que estavam exercendo sua profissão, que é o atendimento a sociedade, com todo rigor, critério e qualidade. Lamento
O caso
As vítimas, Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35 anos, chegaram no local no momento do assalto e foram baleados pelos criminosos. Ambos atuavam no campus de Santa Maria, no Departamento de Ciências Florestais.
Segundo informações da UFSM, o grupo de 15 estudantes e três professores do curso de Engenharia Florestal faziam uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano, para uma atividade acadêmica da disciplina de Práticas Florestais. Os professores teriam chegado no local no momento do assalto.
A instituição decretou luto oficial por um dia, de quinta a sexta-feira (26) com a paralisação de atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal.